sábado, 30 de abril de 2011

Ipirá, Ipirá, Ipirá...

Sem muito alarde Ipirá comemorou recentemente seus “festejos de 156”. Ipirá, situada no Território bacia do Jacuípe, desmembrou-se de Feira de Santana em 20 de abril de 1855, pela resolução de número 520. A cidade possue uma população de aproximadamente 70 mil habitantes  que  fazem o que pode e as vezes até o que não pode..., para manter-se vivos diante das dificuldades que o Município enfrenta, vista a falta de emprego, já que são  poucas as condições de trabalho na cidade. Desta forma muitos acabam deixando à velha Ipirá em busca de melhores condições de vida.  
No passado Ipirá que na língua indígena significa Rio do peixe e um dia já se chamou Santana do camisão destacou-se pela bacia leiteira (leite que não sabemos onde foi parar), hoje além do couro visivelmente comercializados nas fábricas de carteiras da Cidade e região, contamos com a derrocada do comércio lojista e imobiliário.
Para não passar em branco a data comemorativa  da cidade ALTANEIRA, no dia 20/04 fomos acordados às 05 da manhã com a voz insuportável, sabe-se lá de quem cantando:” Ipirá, Ipirá, minha 
linda cidade altaneira...., além dos tradicionais fogos, a programação se estendeu ate pouco mais das 09 h, ao som da mesma FANFARRA municipal  e a apresentação do Coral dos idosos. Quer mais? Foi só isso mesmo  para comemorar 156 e está de bom tamanho.
Ressalto dentro desta festividade A EXPOSIÇÃO RETRATA NDO A HISTÓRIA DE IPIRÁ que acontece desde o dia 18/04 e prossegue até o mês de junho. No Centro Cultura Elófilo Marques onde acontece a Exposição, você vai encontrar um grande acervo com fotografias, documentos, objetos e outras peças que a própria população e famílias de antigos moradores cederam  para o Arquivo Público Municipal.
Bem, ano que vem teremos mais uma COMEMORAÇÃO!!!!!
Será que terei o que escrever ou só mudarei a data do post de 20/04/2011 para 20/04/2012. Quem souber morre!!!!!!!!!!




Rhey D`Sá

2 comentários:

  1. Rhey eu to rindo baldes aqui nunca pensei q vc tivesse essa coragem toda!kkkkkkkkkk Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Por n ter conseguido a amiga Inaê Sodré pediu que publicasse seu comentário.

    "Nasci e cresci em Ipirá. Toda a minha formação enquanto pessoa foi Ipirá que me deu. Tenho um tio, muito amado, Robson Luis mais conhecido como Robinho do qual eu herdei o dom da Poesia (meu tio Robinho é um poeta de primeira categoria) que comemora o seu nascimento em 20 de abril.

    Ipirá a cidade do couro e de tantas outras me deu ‘régua e compasso’ para poder me virar na cidade grande. Trago marcado em meu corpo e minha alma os valores humanos como os de Família, do vizinhos enquanto sendo parte de sua família e dos amigos que por mais viagens que façamos levo comigo.

    Engraçado todos os Sonhos que tenho (quando durmo) o cenário se passa em Ipirá. Minha mãe diz: “se foi aqui que enterrou o seu umbigo?!”

    Pois onde vou levo o nome de minha Terra e com muito orgulho. Vou levar seu nome para as Estrelas...'



    Inaê – sua filha ilustre.

    ResponderExcluir