quarta-feira, 23 de março de 2011

Cheiro bom!!!

Cheiro de mato, cheiro de chuva, cheiro de comida, cheiro de são João, cheiro de gente, cheiro de sexo, bom ar, perfume e tantos outros cheiros. .  Adoro cheiro!!!! Sou capaz de senti-lo a km de distância, minhas narinas são aguçadas naturalmente para este fim e os identifica por mais perto ou longe que estejam. Cheiro segundo o dicionário é a impressão que atinge o olfato e é exatamente assim que se encontra o meu (impressionado). Estou como Coordenador de Cultura e por ser assim, minha segunda casa por tempo determinado, fica no Mercado de Artes de Ipirá, ao lado da sala do Coordenador do Espaço citado. É este rapaz a causa deste post, assim também como é a causa das minhas revelações reverentes aos meus cheiros peculiares.
Inteligente, educado, boa pinta, poeta, amante da boa música, dentre outras coisas..... Este é Alberto Pires, um sujeito do bem, com um sorriso bonito e um coração grande. Ele é tudo citado e para completar é cheiroso.



A criatura traz consigo um cheiro muito peculiar, algo que não descrever exatamente, só sentir.  E o que dizer disso? Não sei... Não sei se este cheiro é algo atual tem e tem haver com seu estado recente, de bem com a vida, em paz com os negócios e em uma ótima fase, escrevendo como nunca antes ou se este cheiro não é atual, sempre o acompanhou na sua mochila, no box do seu banheiro ou até mesmo na sua cômoda de quarto ou existe a possibilidade deste cheiro ser natural fazer parte da natureza e da personalidade que ele transpira em seu dia a dia.
Qualquer que seja o motivo, ele é irrelevante diante da satisfação que é trabalhar ao lado de alguém tão cheiroso. Diversas foram às vezes que as palavras quase pularam da minha boca, querendo interrogá-lo e por fim saber que cheiro é este afinal de contas homem. Eu, com minha mania toda por cheiro, já usei diversas linhas de perfumes, coisas como leite de rosas, Avon (quem nunca usou que atire a minha pedra), natura, blosson vilie, jequiti, boticário, me arrisquei a usar uns importados baratinhos comprados na grama e ainda assim, nunca fui embebecido com algo tão provocante quanto.
 Na minha cabecinha raspada fico a pensar se em um momento mais íntimo a criatura que estiver ao lado deste moço se prestará a fazer alguma coisa além de cheirá-lo? Bom, elogios, brincadeiras á parte o fato é que Alberto é cheiroso e pronto!!!! KKKKKKKKKKKKKK
E na moral , que perfume é esse? quero que sintam a mesma coisa que sinto com este teu cheiro e se não sentirem, eu mesmo sinto e morreu bucha de sena.




Rhey D`Sá

quinta-feira, 17 de março de 2011

Recentemente surgiu uma onda de heróis que vem tomando conta de crianças, jovens e adultos nos quatro cantos do País. Prova disso foi o "sucesso" que O Grupo de Pagode Leva Nóiz obteve com "Foge,foge, Mulher Maravilha..." Além de aparecer em todas os canais abertos da tv brasileira,ser uma das músicas mais executadas durante o verão, o hit que ressalta os heróis das histórias em quadrinho foi cantado por quase todos os cantores que fizeram a festa carnavalesca 2011 e desta forma e com todo ou quase todo mundo cantando, o hit levou o prêmio de melhor música do carnaval. Mas dentro da proposta que apresento com este post, quero lhes chamar atenção para o que de fato é ser um herói na minha singela opinião.Poderia ainda perguntar quem é seu herói? A super - heróis para todos os gostos!!!
Pessoas não só gostam de heróis, como colecionam fotos, figuras, relatos e qualquer coisa que se relaciona a eles. Segundo um dicionário, herói pode ser um grande homem que foi divinizado; que fez ações extraordinárias, principalmente na guerra; o principal personagem de uma obra literária ou cinematográfica; o protagonista de um acontecimento.




Em meio a estas divindades todas, será que Jesus se enquadra nas descrições acima, para ser considerado herói? Particularmente falando, posso dizer que Jesus é o maior que todos o que já viveram na Terra em todos os tempos. Ele não somente é um homem divinizado, mas é o Deus que se fez homem e fez o homem. Não fez algo extraordinário, apenas: fez o que ninguém no mundo poderia ter feito para nos salvar. Não foi brilhante numa batalha entre homens, mas venceu a maior guerra que já se travou neste mundo ao morrer na cruz por nós, derrotando o inimigo das nossas almas. Ele não é o principal personagem de um livro qualquer - é o centro da mensagem da Bíblia, de valor eterno, e cujo autor é o próprio Deus. Por fim, Jesus não é o protagonista de um acontecimento qualquer: sua vinda ao mundo dividiu a história em antes e depois dele. Ele não foi o centro das atenções apenas nos dias em que viveu na Terra, mas até hoje, quase dois mil anos depois de sua morte e ressurreição, ele é a razão de viver de todos os seus seguidores.
Por tudo isso e por muito mais, Jesus Cristo é o máximo, o Supremo, o Rei dos reis, Senhor dos senhores. Ele é o meu maior herói!




Rhey D`Sá

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Parábola do Camisão

Lá no Camisão a coisa funciona assim:






 Se você chegar gordo e com o carro do ano.
(Ou tá com uma boca de droga ou é ladrão)
Se você chegar magro sem uma banda de conto.
(Ou tá muito doente ou já tá com AIDS)
Se uma jovem vier com atitudes mais modernas.
(É taxada como garota de programa ou prostituta)
Se uma jovem vier com atitudes mais conservadoras.
(É taxada como antiga ou Tabarôa)




Se você passar na praça e falar com todo mundo.
(Vai se candidatar a Prefeito ou vereador)
Se você passar na praça e não falar com ninguém.
(Voltou com o nariz arrebitado ou só quer ser)
Se um rico vier formado, em qualquer curso, na área de saúde.
(É chamado de Doutor)
Se um pobre fizer um doutorado em matemática, história...
(Será sempre chamado de Professor)
Se um pobre passar em primeiro lugar em Física na UNICAMP
(Ninguém soube, ninguém comenta)
Se um rico passar na UNIME, UNIJORGE, FTC...
(É o comentário da cidade)




Se na eleição à direita trouxessem como apoio Adolf Hitler.
(A Praça da Bandeira enchia e todo mundo aplaudia)
Se na eleição o PC do B trouxessem como apoio Luiz Carlos Prestes.
(Quase ninguém aparecia e a oposição iria só para vaiar)
Se um ipiraense ganhar espaço lá fora no futebol ou na música.
(Quase ninguém se orgulha e ainda torce para não dá certo)
Se algum ipiraense for preso pela federal por roupo ou tráfico de drogas.
(Quase todo mundo se orgulha e ainda torce para ser solto logo)


Se pobre sair para estudar e for morar num apartamento, mesmo que seja num cubículo onde quicas perdeu as botas.
(Todo mundo elogia e apoia)
Se um pobre sair para estudar e for morar na casa dos estudantes, no centro.
(Todo mundo diz que lá só tem puta e maconheiro)




Do Ipiraense Rodrigo Santana Costa

quinta-feira, 10 de março de 2011

Palavra há Tempo – com Inaê




   Portando um figurino que representa o Orixá Tempo, a atriz ressignifica as palavras na História do Pensamento a partir de um texto (próprio) esteticamente acadêmico na esfera  da fala. Dentro do texto ela trás falas da filósofa Viviane Mosé e de poetisa Stela do Patrocínio, que viveu no Hospital Colônia Juliana Moreira, no Rio de Janeiro. Em seus terceiro trabalho solo, Inaê (Mirante dos Astros e Fêmeas) abusa dos ritmos, aliterações e assonâncias para abordar com humor e dramaticidade a Razão e a Loucura. Ela se baseia em textos dos pensadores René Descartes, Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Além de uma mistura de acontecimentos que por isso mesmo desconstrói o esperado e se torna engraçado. Assim, compôs um texto com fundamentos teóricos, mas recheado lirismo. “A linguagem da poesia e da loucura são as mesmas porque desconstroem a gramática das coisas”, explica a atriz. Na encenação, ela se inspirou na Gameleira, árvore sagrada de Tempo, para confeccionar o figurino e utiliza elementos da dança flamenca para pontuar as cenas. O cenário será tecido como se tece um texto, como uma colcha de retalhos. Inaê nasceu em Ipirá, Sertão da Bahia, e mora em Salvador desde 2000. Ela é também poeta e escritora formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia.






O que: “Palavra há Tempo com Inaê, II Mostra de Monólogos”
Quando: De 19 e 20/03 (sábado e domingo), às 20hs
Local: Teatro Gamboa Nova
Quanto: R$10






Palavra há Tempo integra a II Mostra de Monólogos do teatro Gambôa Nova.

terça-feira, 1 de março de 2011

Balaio de GATOS - A Novela!!!

          Todos nós  já passamos por conflitos e certamente haveremos de enfrentar muitos outros. Atualmente em meio aos meus conflitos  de ordem natural, social e psicológica, tenho vivido os conflitos de pessoas que de alguma forma estão ligadas a mim. Estas pessoas não terão seus nomes reais citados para que não aja exposição das mesmas.  Jônatas é um amigo que passa por sérios problemas de ordem sentimental. Acredita amar Flávio mas, volta e meia mete os pés pelas mãos ao tentar  se reaproximar do mesmo. Bem, para que você possa compreender melhor o que ler, Jônatas conheceu Flávio há quase 03 anos atrás, se apaixonaram loucamente e em pouco tempo formavam um casal destinto, que desfilavam nas ruas da pacata cidade ipiraense provocando buchichos por onde passavam expondo tanta felicidade. Ai o amor...!!!!! È tudo tão lindo.... Fui testemunha ocular deste entrelaçamento e desta forma percebi, assim como tenho percebido o comportamento de Jônatas ( pessoa a quem de fato quero me referir).

          Passou-se o tempo, com ele veio a rotina do dia a dia- a pior desgraça que pode existir dentro de um relacionamento, comodismo, falta de zelo, questionamentos, cobrancas  (Que você havia me prometido que mudaria o mundo comigo, que seriamos felizes, que viveríamos um dia após o outro só de felicidade. Mas aos poucos descobrir que foram apenas promessas alheias, que nada eram verdades e apenas dúvidas conflitos existentes na sua janela Killer do seu subconsciente, mais sei que planos existiam, ou pelo menos que eu pensava, sonhava e aos poucos construía nossa história, nossa trajetória de vida, mais você, pois tudo a perder!
Hoje sim, sei que ontem éramos dois que se completavam, hoje tenho a absoluta certeza que é só “Eu”.  do Blog Forca do Pensar), cuidado e por fim a separação. Bem, até chegar ao processo separatório de fato, foram 18(dezoito) idas e voltas. Jônatas deixou Flávio, voltou para Flávio, se arrependeu, se arrependeu de novo e de fato acabou o que já tinha acabado há muito tempo desde que  ele saiu de casa.

          Passando para um próximo capítulo desta novela que tiveram muitas trilhas sonoras, Flávio resolveu se encasular e Jônatas foi a forra para tentar resgatar aquilo que ele achava ter perdido há tempo atrás e que julgava ainda estar em tempo  de viver. VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ!!!, assim fez Jônatas. Ninguém se encasula para sempre e de repente Flávio ressurge firme e forte, decidido a dar a volta por cima... (esquece Fávio Rhey é de Jonatãs que escreve). Muito bem resolvido, Jônatas conhece Rafael e a entregra é total, achando ele que este é o cara, cara que lhe proporciona na integra seu maiores anseios. E os dias vão, por do sol a por sol e de repente vem em mente a indagação QUANDO A GENTE AMA E NÂO VIVE JUNTO DA PESSOA AMADA, caiu a ficha!!!!!::::::::: Jônatas é louco por Flávio que agora está com Daniel. Para Flávio foi BIJOUTERIA a entrega de Jônatas e ele finalmente pode dizer VÁ. O final disso tudo é que agora Jônatas vive enfrentado uma crise, decididamente não quer Rafael, não pode e não deve querer mais Flávio, porém quer e não tem sabido se comportar, seus sentimentos tem tomado conta de todas as suas entranhas e se ver a ponto de abdicar de tudo que construiu, por conta de um amor que não lhe cabe mais apesar de tomar conta de toda sua alma. Nestes conflitos todos, tenho sido ouvinte, confidente  e conselheiro e esta semana disse: curta sua fossa e deixe o moço viver em paz. Kkkkkk!!!!

          Acredito piamente que devemos esgotar até o último recurso que temos em mãos quando amamos, mas como diz Mara Maravilha em uma de suas canções nos aureos anos 80 “NÃO BASTA SÓ AMAR ALGUÉM O IMPORTANTE É SER FELIZ TAMBÉM”. Vale a penar esgotar todos os recursos se este amor  não é o suficiente para eu conviver com a pessoa cobiçada?, ou será que não amo com a grandeza ágape que o amor exije? Vai entender estas coisas do coração.......
          Estou com Jônatas no dia a dia, percebo que ele está bem, bonito, robusto, mas precisa aprender a deixar seus membros nos lugares devidos, afinal os pés não podem fazer o serviço das mãos e assim sucessivamente. Conflitos todos temos, só precisamos administrá-los.




Rhey D`Sá